Internet é bom lugar para ganhar dinheiro; confira dicas para quem quer empreender
Abrir um negócio na internet virou o sonho dourado dos empreendedores e conquistar audiência, ou melhor, a atenção dos internautas é o maior ativo desse mercado. Confira dicas para quem pretende ingressar nesse meio e histórias de sucesso.

Quase 4 bilhões de pessoas utilizam a internet no mundo todo, o que corresponde a 53% da população mundial e boa parte não usa a rede apenas para navegar. Além de conectar o internauta com o mundo, esse novo universo traz grandes possibilidades de negócios. Uma prova disso está na movimentação financeira do setor em 2017, que atingiu a marca de US$ 1 bilhão, e no crescente interesse pelas páginas dos influenciadores digitais, com aumento de 741% no último ano, segundo o Google Trends. Os influenciadores são as mais novas estrelas do empreendedorismo digital, capazes de atrair parcerias e patrocínios de grandes empresas. Mas, para ser um empreendedor digital não basta apenas estar com o celular na mão e produzir um conteúdo. Alguns até contaram apenas com a sorte para ter sucesso, mas hoje já existem treinamentos para desenvolver habilidade e técnica.Uma mostra do potencial de expansão dos empreendedores digitais é que apenas no YouTube a quantidade de canais com mais de 1 milhão de inscritos quase que quadriplicou, passando de 144 em setembro de 2016 para 535 em novembro de 2017. A Ipsos, empresa de pesquisa e de inteligência de mercado, apresentou uma pesquisa que separou fama de influência, o que fez com que os chamados "micro-influenciadores" ganhassem destaque em 2017. Além de gerarem 25% das visualizações totais de vídeos online, os empreendedores digitais aumentam em até 60% as campanhas publicitárias, oferecendo um maior envolvimento do público nas ações, gerando um engajamento nas atividades.
"A maioria das pessoas quer sair da rede de permuta. O empreendedor deve saber escolher bem os seus clientes, que precisa ser bacana para ele e para seu público. É preciso ter um acompanhamento integral do público e entender que falar bem da marca não é o suficiente", afirmou. Geraldo destaca ainda que ter uma grande estrutura não é mais preciso hoje em dia. "O próprio celular resolve tudo hoje em dia, algumas pessoas usam dois celulares e dão conta de tudo o que é feito", disse. Geraldo destaca que na internet é preciso sempre testar as possibilidades no negócio. “Errar não faz mal, faz parte do jogo. Quanto mais o empreendedor experimentar, melhor ele vai gerar autoridade e audiência para seu empreendimento”
Hoje já existe um movimento de pessoas que vivem com maior liberdade de tempo, de mobilidade e de finanças graças ao empreendedorismo digital, como prega o movimento Freesider, criado pelo publicitário e ex-servidor público Fagner Borges. Para ele, é preciso buscar formas de fazer o dinheiro render. E o empreendedor encontrou isso após sair de um emprego no serviço público. "Eu aprendi isso e comecei a fazer com que pessoas também estivessem nesse mercado", destacou. O publicitário diz ainda que ter presença digital e atenção do publico é de muita importância para o negócio digital. "Se você tem a atenção das pessoas você consegue vender o seu produto. A audiência é o maior ativo do negócio", ressaltou.
Fagner destaca ainda que o empreendedor precisa ter quatro competências. São elas: competência pessoal (que desenvolve a autoconfiança); competência interpessoal (para aprender a influenciar as pessoas e por em prática tarefas de forma diferente); competência financeira (para identificar os erros no aspecto financeiro e como trabalhar com a nova renda); e, por fim, a competência produtiva (para tornar a produtividade como uma aliança para busca de uma liberdade).
"Os clientes que me procuravam não estavam preparados para apresentar um material bom para ser postado nas redes sociais, não tinham ideia sobre o que queriam ver publicado. Eu vi nisso uma oportunidade de trabalhar com diversas marcas, pequenas e grandes”, destacou.
Com o crescimento do projeto, Marcos decidiu criar novos produtos, como a página Esse Dia Foi Trip. “Durante uma viagem a Miami comecei a postar e a galera interagia comigo. Eu já tinha ideia de fazer o outro canal, específico para viagens e criei esse. Em um dia consegui 15 mil seguidores. Comecei a gerar o conteúdo e hoje são 118 mil seguidores”, destacou. A terceira página se chama “Esse Dia Foi Food”, onde ele mostra a sua opinião sobre restaurantes. Hoje com 3 milhões de seguidores, Marcos vive exclusivamente das parcerias com os seus clientes, como, por exemplo, a Toy Show, Europa Câmbio, Toyota, entre outras.
Coisa séria Outro empreendedor que buscou o mundo digital para aumentar a renda foi Bruno Lima, que era arquiteto e foi sócio de uma empresa do ramo por 17 anos. “Em 2009 comecei a fotografar por um hobby, apenas por gostar, sem nenhuma intenção. Mas fui sendo reconhecido por algumas pessoas, e percebi que aquilo poderia ser uma oportunidade para mim. Hoje meu hobby se tornou meu trabalho. E eu vivo disso”, conta.
Para Bruno, a seriedade no trabalho foi importante para que desse certo. Foi preciso sair do emprego para dedicar um tempo exclusivo ao empreendimento na internet e que não era específico de seu trabalho. “O mundo está todo conectado. Levar a sério é foi fundamental. Tanto que hoje a rede social é o meu trabalho. Consegui ter um parceiro para monitorar o meu espaço e ter uma boa atividade, pois no Instagram eu desenvolvo e divulgo todo o meu trabalho e da minha casa”, afirmou.
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